Estava passeando esses dias pela loja Fnac, no BH Shopping, olhando as novidades musicais, quando me deparei com uma coletânea recém lançada do Cauby Peixoto. Tenho que concordar com meus amigos e dizer: o meu gosto musical não é dos mais comuns não!! Gosto de todo tipo de música que se possa imaginar. Gosto de música clássica, de MPB, de Sertanejo, de Rock, de Blues, de Jazz, de Forró, etc... Sou do tipo que acha que a música deve se adequar ao momento em que estamos vivendo, ao ambiente em que estamos. Se estou numa praia, não gosto de ouvir música clássica, gosto mais de um bom samba de raiz, um belo partido alto. Por exemplo, hoje, estou ouvindo no carro uma coletânea do Bezerra da Silva, muito bom! Tudo depende do local, do dia e do nosso estado de espírito.
Mas voltando à coletânea do Cauby, quando bati o olho eu já logo pensei: Isso deve ser bom demais! Trata-se de uma obra comemorativa dos 80 anos de vida e 60 anos de carreira desse artista estupendo que, infelizmente, no nosso país, não é reconhecido da maneira como deveria. Para quem não sabe, Cauby iniciou a carreira no início da década de 1950, apresentando-se em programas de calouros e gravou o seu primeiro disco em 1951. Daí em diante foram anos de muito sucesso e também, em alguns períodos, de um ostracismo grande. Cauby sempre foi Cauby, como um estilo inigualável, bem caricato isso é verdade, mas diferente de tudo que o Brasil já teve.
Uma voz potente, caracterizada por ter um timbre grave e aveludado, com uma técnica vocal excepcional, Cauby é conhecido no meio artístico como Professor, não é à toa!! A coletânea, intitulada "Cauby, o Mito", conta com 3 CDs, sendo: CD 1, "Caubeatles" Cauby escolhe o lado romântico dos Beatles e interpreta canções como: Hey Jude, Help, Let It Be e And I Love Her. CD 2, "A Voz do Violão", um encontro da voz do professor com o violonista Ronaldo Rayol, no repertório, belíssimas canções, tais como: As Vitrines, Guerreiro Menino e Eu Sonhei que Tu Estavas Tão Linda. Já no CD 3, intitulado "Cauby ao Vivo com seus Amigos", um registro de show captado nos dias 9 e 10 de abril/2011 no Teatro Fecap (SP), registro que também será lançado em DVD e eu vou adquirir, com convidados como Ângela Maria, Fafá de Belém, Agnaldo Rayol, Emílio Santiago, Agnaldo Timóteo e Vânia Bastos. O Dueto com Agnaldo Timóteo é maravilhoso, um show!
É sem dúvida alguma, para os amantes da boa música, um Box de CDs imperdível. Agora, fica a dúvida: o que seria do mundo se não existisse a música?!